← Back to portfolio

Arquitetura e festas de luxo: o casamento que deu certo - entrevista

Nazih Youssef Franciss, em apenas dois anos, firmou seu nome e ganhou destaque na arquitetura de São Paulo. O suzanense, filho de libaneses, soube unir criatividade e empreendedorismo e hoje assina projetos de arquitetura e eventos de luxo na maior cidade da América Latina.

A frente da NY Arquitetura e Produções, Nazih Franciss se divide entre a capital e Suzano, onde mantém o Colégio UNISUZ, um dos melhores do Alto Tietê. Aliás, a experiência em gestão de negócios e questões administrativas, foi adquirida nos anos dedicados à educação.

VITRINE POLO – Como funciona o trabalho de cenografia de festas de alto padrão através da arquitetura?

NAZIH YOUSSEF FRANCISS – Até certo tempo atrás, se trabalhava com festas onde a pessoa tinha apenas a decoração de flores, com arranjos de mesas, por exemplo. Hoje existe o projeto de cenografia da festa, com a decoração sempre assinada por um arquiteto ou designer, responsável pela planta, projetos cenográfico e luminotécnico, plantas aéreas, arte floral, mapeamento de mesas, seleção e detalhamento de mobiliário, além de criações específicas. É isso que acontece hoje em São Paulo e há um grupo seleto de arquitetos e decoradores que faz essas grandes festas.

VP – O seu público é mais exigente e prioriza produções sofisticadas. De que forma você trabalha para satisfazer essa demanda?

NAZIH – Procuro prestar um serviço de qualidade, em que me preocupo com detalhes, inovação e personalização. Para isso é necessário conhecer o perfil do cliente e entender o que ele quer. A partir daí, desenvolvo o projeto de acordo com o gosto do anfitrião, harmonizando a festa de uma forma geral, do convite à lembrança, focando no bem-estar do convidado, com uma decoração espetacular e uma festa que fique na memória, não apenas por momentos, mas que seja inesquecível.

VP – E o trabalho com arquitetura e design de interiores?

NAZIH – Faço projetos arquitetônicos tanto empresariais como residenciais e decoração de interiores. Hoje, por exemplo, tenho em andamento projetos arquitetônicos de prédios comerciais e residenciais e de decoração de apartamentos. E, além disso, faço algo muito diferente, que eu não pensava em fazer, mas que surgiu logo quando abri o escritório: produção. Em 2014, lancei meu nome no mercado de noivas por meio de um convite do estilista Lucas Anderi que me convidou para fazer a cenografia, montagem e produção do desfile dele no Casamoda Noivas.

VP – Além desse, quais outros grandes eventos e projetos você assinou nestes dois anos de NY Franciss?

NAZIH – Logo depois desse, fui convidado pela agência First para fazer um stand no Casar 2014 que, por sinal, foi elogiado como um dos melhores. Nesse meio tempo, a Santte Estilo – consultoria de moda e estilo - lançou com Lucas Anderi a coleção Couture Amour, e preview de fotos para a imprensa foi no meu escritório, com a produção assinada por mim. Tornei-me parceiro da Santte Estilo, que tem sua sede em São Paulo no meu escritório. No Casamoda Noivas de 2015, fiz um mega stand no hotel Unique que foi um sucesso. Em seguida, o Casamoda me convidou para assinar toda a cenografia do lançamento da coleção verão 2015 no qual trabalhei o projeto com o tema sugerido pela organização, que foi Frida Khalo. Foi incrível! Ainda no ano passado, passado fui convidado pela IC Week, feira de noivas da revista Inesquecível Casamento, para fazer a decoração do lounge de recepção da feira. Já neste ano, Casamoda 2016, que vai acontecer em abril, me convidou para cuidar de todos os stands de serviços. (...) Felizmente, meus projetos têm dado muito certo! No segundo ano do meu escritório, meu nome saiu no livro Book Festas, entre os quarenta decoradores escolhidos para esta publicação. Pra mim, tudo isso foi muito honroso.

VP – Você tem bastante experiência no exterior, especialmente Europa e Oriente Médio, o que, de certa forma, influencia seu trabalho. Qual a avaliação que você faz sobre o nível de qualidade dessa área no Brasil em relação ao que você vê lá fora?

NAZIH – Eu acho que o Brasil já teve uma arquitetura muito evoluída como temos hoje no exterior. Já na área de festas de luxo, o Brasil é bastante desenvolvido. Se você observar as festas na Europa e no Oriente Médio, são festas belíssimas, mas o Brasil tem um mercado muito mais rico em fornecedores. É impressionante! O Brasil se tornou um mercado tão vasto que alguns países vêm buscar decoradores aqui. (...) Isso deve acontecer pela questão da criatividade, que está indo além, e pelo perfil do nosso público que está investindo mais nisso.