← Back to portfolio

Poá - Futura capital do chocolate

Uma capacitação técnica em produção de chocolate parece ser o protótipo de um plano grandioso que deve mudar a dinâmica da economia de Poá. O Projeto Compasso, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Emprego, oferece uma semana de aulas gratuitas a qualquer pessoa que estiver disposta a montar o próprio negócio. São vinte horas-aulas práticas e teóricas, sendo quatro horas por dia, divididas em módulos de empreendedorismo e técnicas de manipulação de chocolate. O curso começou no final do ano passado e segue até novembro de 2016. Com a proximidade da Páscoa, as vagas devem ser bastante disputadas nas próximas semanas.

De acordo com o titular da pasta, Ângelo Biancolin Junior, o intuito não é formar simples chocolateiros. “O cunho é empreendedor. Queremos que as pessoas saiam daqui com subsídios para se formalizar no mercado e se desenvolver às próprias custas”. Todos os cases de sucesso já sairão com um selo de qualidade da ABICABI – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados. Não fosse o bastante, os participantes podem montar uma mini fábrica de chocolates com kits, no valor de cinco mil reais, aprovados pela linha de crédito do Banco do Povo.

A proposta é mais ousada do que gerar renda para as famílias e aquecer a economia local. “A ideia é transformar Poá na capital comercial do chocolate de alto nível”, revela o secretário. O município deve assinar convênio com a Secretaria de Emprego e Trabalho do Estado para que o projeto pioneiro chegue a todas as cidades de São Paulo.

Informações:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Emprego – Rua 26 de Março, 72, Centro.

Telefone: 4639 – 3146 (ramal 219)